TRATAMENTO DA ÁGUA
A água é um elemento essencial para vida, e mesmo assim o homem com suas atividades econômicas e industriais, está promovendo alterações na quantidade e na qualidade da água disponível no planeta. Infelizmente esta realidade atinge nosso Rio Santa Joana, responsável por fornecer a água distribuída pelo SAAE, no município de Itarana.
Considerando as impurezas encontradas na água bruta, sua distribuição só é feita após tratamento prévio, na Estação de Tratamento de Água – ETA, onde passa por várias etapas físicas e a adição de produtos, que são necessários para garantir pureza e potabilidade, de acordo com os padrões exigidos na legislação, proporcionando saúde e qualidade de vida à população. O tratamento realizado na ETA de Itarana, é denominada Tratamento Convencional Completo.
ETAPAS DO PROCESSO DE TRATAMENTO DA ÁGUA
CAPTAÇÃO – caminho que a água bruta percorre do Rio Santa Joana até a ETA.
MEDIÇÃO DE VAZÃO – a ETA conta com um medidor de vazão denominado Calha Parshall, estrutura utilizada para medir a quantidade de água que está chegando na Estação.
COAGULAÇÃO – assim que a água bruta chega na ETA ela recebe um aditivo denominado Sulfato de Alumínio, este responsável por unir as pequenas partículas de sujeira existentes na água formando assim partículas maiores e mais pesadas.
FLOCULAÇÃO – após a adição de Sulfato de Alumínio a água passa por uma estrutura responsável pela formação das partículas maiores e mais pesadas, nesta etapa a água percorre um caminho pré-definido e em diferentes velocidades.
DECANTAÇÃO – depois que as partículas são geradas a água vai para a estrutura responsável por separar a sujeira da água, por meio da gravidade, as grandes partículas geradas na etapa anterior por ficam depositadas no fundo de um tanque preparado para garantir a passagem apenas da água.
FILTRAÇÃO – as partículas de sujeira que passaram pelas fases anteriores ficam retidas nos filtros instalados especificamente para o tratamento de grandes quantidades de água.
DESINFECÇÃO – após a filtração a água está livre das partículas de sujeira, mas ainda contem micro-organismos que precisam ser eliminados, por isso a adição de um desinfetante, Hipoclorito de Sódio (Cloro), no caso da ETA Itarana o Cloro utilizado na desinfecção da água tratada é produzida na própria ETA e específico para o tratamento da água.
FLUORETAÇÃO – o Flúor é acrescentado à água tratada com a finalidade de prevenir cáries, o flúor reduz a perda de minerais do esmalte dos dentes deixando-os mais resistentes.
Com tantos processos no tratamento de água, são necessários Operadores de ETA capacitados e comprometidos em garantir que todas as etapas sejam realizadas da melhor forma possível.
Para garantir água em quantidade e qualidade, a ETA funciona 24 horas por dia, sempre com um operador acompanhando todo o processo de tratamento, e realizando o controle da qualidade da água que é distribuída para a população, de forma periódica.
Para saber mais como é feita as análises Clique aqui